HP anuncia resultados do último trimestre fiscal com números nada animadores

HPHP anunciou, no fim da tarde de hoje (23/05) seu balanço para o segundo trimestre fiscal de 2012: US$ 1,6 bilhão de lucro, e um faturamento de US$ 30,7 bilhões. Isso representa um declínio no faturamento na ordem de 3%, se comparado ao mesmo período do ano anterior, e uma queda de 31% nos lucros. Certamente, não são números animadores, mas não são piores do que os 38% de queda enfrentados pela empresa no primeiro trimestre.

Historicamente, a divisão de impressoras da HP sempre foi uma mina dedinheiro, mas alguns problemas vêm se tornando evidentes nos últimos meses. Essa parte da empresa teve uma queda de 10% se comparado ao segundo trimestre de 2011.

Uma das áreas menos afetadas foi a de produtos voltados para o mercado corporativo: apenas 4% de queda em vendas, mas com um aumento de 3% no lucro. A divisão de PCs também manteve seu ritmo, com retração de apenas 1% nos últimos 12 meses. O curioso, aqui, é que foi exatamente a divisão de PCs que a empresa quis fechar em meados de 2011.

Reestruturação

A empresa anunciou mudanças para que os próximos resultados financeiros sejam mais animadores. Cerca de 27 mil empregados – ou quase 8% de sua força de trabalho - devem deixar a companhia até o fim do ano fiscal de 2014. Um programa de aposentadoria precoce será oferecido para facilitar os cortes. A empresa ainda não informou que países serão afetados.

Cbox

Nome:(obrigatório):

E-mail (obrigatório):

Assunto:

Setor:

Mensagem: